Logo
Menu

Econosfera

Buscar

Varejo brasileiro cresce 5,5% em agosto e mostra força do consumo interno

Mercado de trabalho aquecido, pode ser fator de crescimento das vendas

Por: Redação

03/09/202517:00

As vendas no varejo brasileiro cresceram 5,5% em agosto em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o indicador IGet, desenvolvido pelo Santander Brasil em parceria com a Getnet, empresa de pagamentos do grupo espanhol.

varejo
Foto: Divulgação

Quando excluídas as vendas de materiais de construção e de partes e peças automotivas (IGet Restrito), houve incremento de 12,3%, segundo relatório publicado nesta terça-feira (2). Já na comparação mensal, o IGet Ampliado recuou 0,1%, enquanto o Restrito avançou 0,6%.

Impulsos como a linha de crédito consignado para trabalhadores do setor privado e o pagamento de precatórios, além do mercado de trabalho ainda aquecido, são apontados como fatores que favorecem o crescimento das vendas, afirmaram os economistas Gabriel Couto e Rodolfo Pavan, autores do relatório.

“Em contrapartida, avaliamos que a política monetária restritiva deve seguir impactando a atividade econômica nos próximos meses”, acrescentaram. O estudo mostrou ainda que a atividade no setor de serviços às famílias teve retração de 5% em agosto na comparação com o mesmo período de 2024, mas registrou alta de 3,8% em relação ao mês anterior.