Setor de serviços fecha junho com alta de 0,3%
Resultado garante patamar recorde para o setor
Por: Gabriel Pina
21/08/2025 • 06:00
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços registrou crescimento de 0,3% no fechamento do mês de junho. O resultado marca o quinto mês consecutivo de expansão, elevando o segmento ao maior patamar desde o início da série histórica, em janeiro de 2011.
O recorde anterior, que pertencia a outubro de 2024 e maio deste ano, foi superado após uma sequência de cinco altas consecutivas, somando um avanço de 2% no período. No acumulado do primeiro semestre, o setor registrou alta de 2,5%, enquanto em 12 meses a expansão atingiu 3%. Na comparação com junho do ano anterior, o crescimento foi de 2,8%.
Apesar do resultado geral positivo, a análise por segmentos mostra que apenas uma das cinco grandes atividades investigadas apresentou desempenho favorável no período: serviços de transportes, que avançou 1,5%. Já serviços prestados às famílias (-1,4%), outros serviços (-1,3%), serviços de informação e comunicação (-0,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%) obtiveram quedas no período.
O setor é o principal empregador da economia brasileira e abrange atividades como transporte, turismo, alimentação, beleza e tecnologia da informação. Segundo o analista do IBGE, Rodrigo Lobo, os transportes têm o maior peso na composição do índice (36,4%), o que permitiu puxar o resultado geral para o território positivo. Dentro desse segmento, os destaques ficaram com o transporte aéreo de passageiros e o transporte de cargas, especialmente o modal rodoviário, principal via de escoamento de commodities como a safra agrícola e bens industrializados, refletindo um maior dinamismo econômico.