Julho bate recordes no número de passageiros transportados por aviões no Brasil
Dados da Anac mostram que setor teve 11,6 milhões de passageiros
Por: Gabriel Pina
21/08/2025 • 17:24 • Atualizado
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou o levantamento mensal de julho do setor aéreo brasileiro. Segundo os dados, o período registrou o maior número de passageiros transportados em um mês, cerca de 11,6 milhões, desde o início da série histórica, em janeiro de 2000.
De acordo com a Anac, os voos domésticos foram responsáveis por transportar cerca de 9 milhões de passageiros, marcando um crescimento de 5,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Além disso, a demanda por voos nacionais (+8,2%) e a oferta doméstica (+6,2%) também apresentaram aumentos.
Já nos voos internacionais, a tendência se manteve crescente, registrando recorde de movimentação, com 2,6 milhões de passageiros, cerca de 13,6% a mais comparado a julho de 2024. Ainda, o levantamento revelou que a demanda e a oferta de voos para o exterior cresceram ambas 12,2%.
Por fim, o balanço mensal da Anac mostrou que, na movimentação de cargas domésticas por aviões, o país sofreu uma queda de 3,8% em relação a julho de 2024, com 39,1 mil toneladas exportadas. Enquanto isso, a movimentação internacional de cargas apresentou crescimento de 0,8%, com 76 mil toneladas.