Logo
Menu

Econosfera

Buscar

Indústria Alemã fecha junho com pior desempenho desde a pandemia

Setor recuou cerca de 1,9% em relação a maio

Por: Gabriel Pina

15/08/202516:00

A produção industrial da Alemanha registrou em junho seu pior desempenho desde os meses mais críticos da pandemia de 2020. O setor recuou 1,9% em relação a maio, um resultado abaixo das expectativas de analistas, que projetavam uma queda de apenas 0,5%.  

operários em uma industria
Foto: Agência Brasil/EBC

Os números confirmam uma tendência de enfraquecimento da indústria alemã, pressionada pela queda na demanda externa e pela crescente concorrência chinesa no mercado global. Apesar disso, as exportações do país cresceram acima do esperado no mesmo período.  

Já a produção atingiu seu menor patamar desde maio de 2020, quando as restrições da Covid-19 causaram uma forte contração econômica. No segundo trimestre de 2025, a atividade industrial acumulou uma queda de 1% em relação aos três meses anteriores, retornando a níveis semelhantes aos do primeiro semestre de 2020.  

De acordo com o economista sênior da Capital Economics, Franziska Palmas, após uma aparente recuperação no início do ano, os dados recentes mostram que o declínio do setor persiste. 

"As perspectivas de médio prazo para a indústria alemã continuam ruins, já que o crescimento fraco tanto na Europa quanto na China e a crescente concorrência dos produtores chineses provavelmente pesarão sobre a demanda por produtos industriais alemães", afirmou Palmas. 

No acumulado do segundo trimestre, a produção industrial recuou 1% em relação ao trimestre anterior, contribuindo para uma redução de aproximadamente 0,3% no PIB alemão no período, segundo cálculos da Capital Economics.