Gasolina compensa mais que álcool na Bahia e em 16 estados brasileiros
Preço médio da gasolina recua e etanol passa a ter maior participação na mistura
Por: Iago Bacelar
24/08/2025 • 11:48
Na primeira quinzena de agosto, o preço da gasolina teve recuo de 0,31% nos postos, sendo vendido, em média, a R$ 6,34. O levantamento foi feito pela Edenred Ticket Log e divulgado pelo UOL.
A redução do preço da gasolina coincide com a mudança na proporção de etanol na mistura. Desde 1º de agosto, o percentual de álcool passou de 27% para 30%.
"Com mais etanol na mistura, o valor da gasolina fica mais atrelado ao do álcool, que hoje está mais baixo", explicou Renato Mascarenhas, diretor de rede de abastecimento na Edenred Mobilidade.
Estados onde gasolina é mais vantajosa
A Bahia está entre os 17 estados em que é mais vantajoso abastecer com gasolina. Os demais são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
Estados onde álcool é mais vantajoso
Em dez estados, etanol é mais vantajoso que gasolina. São eles: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Roraima, São Paulo e Tocantins. O preço médio do álcool foi de R$ 4,35, com queda de 0,46%.
Comparativo e tendência de preços
O aumento da proporção de etanol na gasolina influencia diretamente o preço do combustível, deixando-o mais próximo do valor do álcool. A variação nos preços torna o abastecimento com gasolina mais vantajoso em estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país.
Relacionadas