Tesla aposta em carros “populares” para superar crise histórica
Empresa de Elon Musk enfrenta resultados insatisfatórios
Por: Gabriel Pina
26/07/2025 • 20:00 • Atualizado
Enfrentando uma crise histórica, a Tesla deu início à produção de um novo modelo de carro nesta semana, que promete ser o mais acessível da marca. Com um preço estimado em cerca de US$ 25.000, a fabricante aposta que a novidade ampliará o público da norte-americana.
Analistas do setor apontam que a aposta em um modelo mais barato chega em momento crucial para a Tesla, que vem perdendo participação de mercado para rivais chineses e tradicionais montadoras que aceleraram sua transição para a eletrificação.
A queda nas vendas dos modelos S e X, somada aos cortes de preços repetidos nos últimos meses, pressionaram significativamente as margens de lucro da empresa. A montadora liderada por Elon Musk teve o pior resultado financeiro em mais de uma década, em 2025, onde foi reportada queda de 24% na receita da empresa. Após o anúncio dos resultados, as ações da Tesla caíram cerca de 8% na bolsa de valores, o que fez os investidores ficarem preocupados com os rumos que a empresa de Musk pode seguir.
O novo veículo ainda não teve seu nome oficialmente divulgado, mas representa uma mudança estratégica para a empresa. Fontes próximas à produção indicam que o veículo está sendo fabricado na nova fábrica do Texas, com capacidade inicial para 5.000 unidades semanais.