Modelos da Toyota apresentam falhas no motor
Fabricante alega que não fará recall
Por: Gabriel Pina
13/07/2025 • 09:30
A Toyota está lidando com uma série de reclamações sobre a quebra da corrente de comando do motor 2.8 dos modelos Hilux e SW4, da montadora. Segundo os proprietários, o problema foi identificado pelos próprios motoristas.
Segundo a fabricante, o defeito é descrito pelo Boletim de Serviço BS 003/21 – Ruptura da corrente da bomba de combustível HILUX / SW4 (a partir do MY’16), desde 01/02/2021 para modelos produzidos antes e após 23 de dezembro de 2020.
Para a Toyota, os casos estão diretamente associados ao uso de combustível diesel fora das especificações recomendadas pelos proprietários, argumentando que a qualidade inadequada do óleo pode levar ao acúmulo de resíduos e comprometer o sistema de lubrificação do motor.
Entretanto, o mecânico Júnior Alves afirmou que a falha não é esperada para o modelo.
“Desde 2021, os casos aumentaram. Nos motores diesel, com combustível contaminado, quebra a bomba e os bicos injetores. Mas, no caso da Toyota, qual o motivo da corrente arrebentar após a bomba travar, sendo que isso não ocorre nos outros veículos?”, declarou Júnior.
Na internet, os donos dos modelos defeituosos alegaram que foram vítimas de prejuízos significativos com reparos. No entanto, até o momento, a Toyota mantém a posição de que não há necessidade de um recall oficial. De acordo com a empresa, as ocorrências são incidentes isolados, vinculados a fatores externos como abastecimento com diesel de origem duvidosa ou falta de manutenção adequada.
Além disso, a fabricante reforça que o cumprimento das recomendações de uso dos veículos é essencial para garantir a durabilidade do motor e evitar falhas prematuras.