Logo
Menu

Econosfera

Buscar

CAOA anuncia parceria com Changan e produção de novos modelos no Brasil

Aliança prevê fabricação local e amplia portfólio da montadora

Por: Victor Hugo Ribeiro

19/08/202514:00

Uma marca brasileira de carros, a CAOA, firmou parceria com uma das gigantes da China, Changan visando mais inovação e não se prender a sua outra parceria com a Chery, onde está desde 2017. Com a confirmação a empresa definiu os três primeiros modelos que serão produzidos em parceria com a Changan localmente, ou seja, nas fabricas de Anápolis e na de Goiás. Com a aliança a empresa automobilística muda o cronograma previsto e já deixa claro ao consumidor o que esperar do início das vendas. 

Carro eletrico
Foto: Divulgação/CAOA

Sobre o novo carro

Os modelos escolhidos pela nova Caoa Changan são três SUVs, entre eles, dois têm motor a combustão, com porte médio: o Uni-T e o CS75. O terceiro, com porte grande, é elétrico: o Avatr 11. O novo modelo está previsto para ser o líder de vendas, devido os seguintes equipamentos:  Câmbio automatizado de dupla embreagem; Sete marchas; Com pegada esportiva, ele pode ser comparado ao Toyota Corolla Cross e ao Caoa Chery Tiggo 8.

CS75

Já o CS75, é um modelo similar ao Jeep Commander e reúne: 4,77 m de comprimento; Visual com linhas moderna e há opções de motores 1.5 e 2.0.

Avatr 11

Já o Avatr 11 foi antecipado e será um elétrico de luxo. Na China, há cinco versões do modelo, entre elétricas e híbrida. A expectativa é de que seja comercializado na faixa dos R$ 600 mil. Um pouco antes da previsão era de que a chinesa começasse as operações ainda em 2025, mas isso mudou, já que o novo cronograma faz com que o início seja em 2026.

Expansão da fábrica

A CAOA anunciou mudanças significativas em sua fábrica de Anápolis para acomodar a nova parceira, a montadora chinesa Changan. A Changan ocupará a linha de produção que antes pertencia à Hyundai.

Com a expansão, a fábrica de Anápolis deverá dobrar sua capacidade de produção anual, passando dos atuais 80 mil para 160 mil carros. Esse novo patamar de produção se aproxima do volume total de 200 mil veículos que a antiga parceria da CAOA com a Chery (CAOA Chery) produziu até o início de agosto.

Apesar da nova parceria, a CAOA afirmou que sua relação de 8 anos com a Chery não foi encerrada. O grupo brasileiro optou por buscar um acordo similar com a Changan para ampliar seus negócios no país. A empresa reiterou que, por enquanto, não irá divulgar detalhes sobre estratégias ou negociações em andamento.