Logo

VLT de Salvador recebe novos trens a partir de março, diz Jerônimo

Sistema terá 17 novos trens em 2026 e deve começar a operar no Subúrbio

Por: Redação

09/02/202612:09

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta segunda-feira, 9, que os novos trens do VLT de Salvador e da Região Metropolitana começam a chegar a partir do mês de março. A previsão é de que o sistema receba 17 novas composições ao longo de 2026, reforçando a operação do modal.

Foto VLT de Salvador recebe novos trens a partir de março, diz Jerônimo
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

“Os novos trens começam a chegar em março. Ao longo de 2026, serão mais 17 unidades. Com isso, no segundo semestre, já teremos os trens circulando até o Subúrbio”, afirmou o governador.

Atualmente, dois trens já estão na Bahia. Os primeiros veículos do Veículo Leve sobre Trilhos foram apresentados em dezembro de 2025, durante um ato na Avenida Paralela. Já no fim de janeiro deste ano, Jerônimo realizou a primeira viagem teste com passageiros no trecho entre Calçada e Lobato.

A expectativa do governador é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participe da próxima viagem teste do sistema.

Andamento das obras do VLT

VLT de Salvador terá cerca de 44 quilômetros de extensão e 47 paradas, distribuídas em três trechos. Ilha de São João até o Comércio, Paripe até Águas Claras e Águas Claras até Piatã.

Mais de 50% das obras do Trecho 1 já foram concluídas, com 21 quilômetros de via permanente implantados e 4 quilômetros energizados entre a Calçada e o Lobato. O Pátio de Manutenção da Calçada está em fase avançada, enquanto o Pátio de Periperi segue em execução.

No Trecho 2, avançam a duplicação da BA-528, conhecida como Estrada do Derba, a construção do viaduto sobre a BR 324 e a implantação da passagem inferior do Hospital do Subúrbio.

Já o Trecho 3, que liga Águas Claras a Piatã, registra 2,11% de avanço físico, com conclusão prevista para 2028.