Jerônimo Rodrigues anuncia Mateus Dias como novo secretário da Seponte
Recém-criada, pasta vai coordenar o Sistema Viário Oeste e as obras da Ponte Salvador-Itaparica
Por: Redação
03/11/2025 • 12:01
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (3), que Mateus da Cunha Dias será o novo titular da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte). A nomeação foi divulgada durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
A criação da Seponte foi oficializada no dia 23 de outubro, mas o anúncio do secretário precisou ser adiado em razão das fortes chuvas que atingiram a capital baiana na semana do evento. A nova pasta será responsável pela coordenação das obras e da gestão do sistema viário que integrará a Ponte Salvador–Itaparica e as vias de acesso nos dois lados da Baía de Todos-os-Santos.
Mateus Dias é servidor de carreira com ampla atuação na área de infraestrutura, e já integrava a equipe do governo baiano. Sob a gestão de Jerônimo Rodrigues, ele atuava como superintendente de Planejamento em Logística de Transportes e Intermodalismo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), chefiada pelo deputado federal licenciado Sérgio Brito.
Na função, foi responsável por desenvolver estratégias de planejamento logístico e intermodal no estado, contribuindo para aprimorar a integração entre modais de transporte e o escoamento da produção baiana.
Estrutura e orçamento da nova secretaria
A Seponte contará com uma estrutura administrativa composta por:
- 2 cargos de superintendente (DAS-2A);
- 5 cargos de diretor (DAS-2B);
- 3 cargos de assessor especial (DAS-2C);
- 9 cargos de coordenador I (DAS-2C);
- 1 cargo de coordenador de controle interno (DAS-2C);
- 2 cargos de assessor técnico (DAS-3);
- 5 cargos de assessor administrativo (DAI-4);
- além de funções de chefe de gabinete, assistente e secretário de gabinete.
A previsão orçamentária da nova pasta é de R$ 1,4 milhão em despesas de pessoal a partir de outubro de 2025, valor que deve chegar a R$ 11 milhões até 2027.
A Ponte Salvador-Itaparica
Com 12,4 quilômetros de extensão, a Ponte Salvador–Itaparica será a maior da América Latina construída sobre lâmina d’água. O projeto prevê ligação entre o Terminal Marítimo de São Joaquim, na capital, e a região da Gameleira, em Vera Cruz, além de novas rodovias e a duplicação de trechos da BA-001.
As obras estão previstas para iniciar em junho de 2026, com conclusão estimada para junho de 2031. O investimento total é de R$ 10,6 bilhões, viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio chinês CCECC/CCCC, formado por duas das maiores empresas de infraestrutura do mundo.
Etapas do empreendimento
Trecho 1 – Acessos em Salvador: construção de viadutos e dois túneis paralelos à Via Expressa.
Trecho 2 – Ponte Salvador-Itaparica: obra principal, com 12,4 km, divididos em trechos de aproximação e um segmento estaiado de 900 metros, com 85 metros de altura.
Trecho 3 – Acessos em Itaparica: nova rodovia de cerca de 30 km, interligando a chegada da ponte à Ponte do Funil.
Trecho 4 – Duplicação da BA-001: revitalização do trecho entre Cacha Prego e a Cabeceira da Ponte do Funil.
Com a nomeação de Mateus Dias, o governo da Bahia reforça o compromisso de acelerar a implantação do Sistema Viário Oeste, considerado um dos projetos mais estratégicos para o desenvolvimento econômico e logístico do estado.
