Trump publica carta para Bolsonaro e pede fim de julgamento
Presidente norte-americano relata que o governo brasileiro realiza "ataques à liberdade de expressão"
Por: Felipe Santana
17/07/2025 • 19:51 • Atualizado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta quinta-feira (17) uma carta para Jair Bolsonaro (PL), defendendo o ex-presidente e criticando a atuação da Justiça brasileira.
No texto, Trump relata que o governo brasileiro realiza "ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos EUA". Ele ainda afirma que Bolsonaro é vítima de “um sistema injusto que se voltou contra”. O texto foi publicado em sua conta da rede social Truth Social, onde o mesmo é proprietário.
“Prezado Sr. Bolsonaro, vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, diz um trecho da carta de Trump.
O presidente norte-americano ainda ressaltou o contato direto com Bolsonaro durante seu mandato e que viu no ex-presidente brasileiro como um governante comprometido com os interesses do seu povo.
Confira carta na íntegra:
"O Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Caro sr. Bolsonaro:
Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando de perto.
Whats App Image 2025 07 17 at 19.36.53
Relacionadas
Internacional
Internacional
Internacional