Elon Musk anuncia criação de novo partido político nos EUA
Bilionário cita corrupção, desperdício e falência ao justificar criação do Partido América
Por: Lorena Bomfim
06/07/2025 • 09:49
O bilionário Elon Musk anunciou neste sábado (5/7) a criação de um novo partido político nos Estados Unidos. A novidade foi divulgada por meio da rede social X, de propriedade do empresário. Com o nome de Partido América, a nova legenda surge como alternativa aos tradicionais Partido Republicano e Partido Democrata.
“Hoje, o Partido América foi criado para devolver sua liberdade”, escreveu Musk na publicação.
Segundo o empresário, a criação do partido é uma resposta à insatisfação popular com o atual sistema político. Ele ainda criticou o presidente Donald Trump ao citar “desperdício e corrupção” e um cenário de “falência” nos EUA.
“Por uma proporção de 2 para 1, você quer um novo partido político e você o terá! Quando se trata de levar nosso país à falência, com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia”, afirmou Musk.
A crítica à falência faz referência direta a um projeto econômico aprovado na última quinta-feira (3/7), promovido por Trump. A medida amplia os gastos públicos e reduz impostos, o que deve elevar a dívida dos EUA em US$ 3,3 trilhões, segundo dados do Escritório de Orçamento do Congresso.
O projeto foi um dos estopins para o rompimento entre Musk e Trump. O empresário foi um importante aliado do republicano durante a campanha presidencial e chegou a chefiar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), mas se afastou do governo após divergências.
Musk também apresentou as possíveis bandeiras do novo partido:
- Redução da dívida pública com controle de gastos
- Modernização das Forças Armadas com uso de IA e robótica
- Aceleração do desenvolvimento tecnológico
- Menos regulamentação, especialmente no setor de energia
- Defesa da liberdade de expressão
- Incentivo ao crescimento populacional (pró-natalismo)
- Políticas centristas nos demais temas
O lançamento do Partido América marca uma nova investida de Musk no cenário político dos Estados Unidos, com a promessa de romper com o sistema bipartidário vigente.
Relacionadas