Ataque com gás lacrimogêneo mata 21 pessoas em Gaza
Ataque ocorreu contra um centro de ajuda humanitária
Por: Gabriel Pina
16/07/2025 • 15:30 • Atualizado
Ao menos 21 pessoas foram mortas, sendo 15 por asfixia, após um ataque com gás lacrimogêneo contra um grupo de palestinos que aguardavam por comida em um centro de distribuição de ajuda humanitária da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), organização apoiada por Estados Unidos e Israel.
Segundo o Ministério de Saúde local, o crime teria sido feito por forças israelenses e estadunidenses, que foram acusados de cometerem “deliberadamente” “massacres contra o povo faminto de forma sistemática”.
Ainda, de acordo com o Ministério de Saúde, “pela primeira vez, foram registradas mortes por asfixia e intensa debandada de cidadãos nos centros de distribuição de ajuda”.
Desde maio deste ano, a ajuda humanitária na Palestina é feita pela GHF. Anteriormente, as Organizações das Nações Unidas (ONU) desempenhavam esse papel, mas, após a mudança, a ONU se recusou a trabalhar com a fundação, sob a acusação de ela servia aos interesses militares de Israel.
A ONU classificou o serviço de ajuda humanitária de GHF como uma “armadilha mortal”. Conforme um levantamento feito pelo gabinete de direitos humanos das Nações Unidas, nas últimas seis semanas foram registradas pelo menos 875 mortes perto dos locais de ajuda humanitária.
Relacionadas