A expansão foi viabilizada com a aprovação de um aditivo contratual que será assinado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). A nova parada do VLT será implantada entre o Mercado Modelo e o Terminal Náutico, com cerca de 3,5 quilômetros de extensão.
Extensão supera marca do metrô
Durante o evento, o diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente Pereira Maciel, destacou que o novo trecho ampliará o alcance do modal para além da atual rede metroviária da cidade.
"Com essa obra, nós estamos ultrapassando a nossa própria meta, a meta desse governo. Nós temos hoje algo em torno de 37 quilômetros de extensão de metrô. Nós vamos ter 40 quilômetros de extensão de Veículo Leve Sobre Trilhos", afirmou Eracy.
Ele ressaltou que Salvador passa a integrar o grupo de cidades brasileiras com maior investimento em transporte ferroviário urbano, consolidando um sistema que interliga áreas centrais e periféricas.
Saldo do metrô vai financiar a expansão
O secretário da Casa Civil, Afonso Florence, explicou que os recursos usados para o novo trecho do VLT têm origem em uma economia obtida no tramo 3 do metrô de Salvador, que liga Pirajá a Águas Claras.
"Esse recurso veio de um saldo do contrato do tramo 3 do metrô, Pirajá/Águas Claras, que foi uma obra pública feita pela CTB, e ali foi possível uma economia de contrato", detalhou Florence.
A partir da autorização da Caixa Econômica Federal, o saldo foi transferido para o projeto do VLT. O contrato da obra será mantido com a mesma empresa que venceu a licitação do trecho Calçada-Paripe.
Projeto foi incorporado ao PAC
Florence também lembrou que o novo trecho se soma a outras ações previstas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
"Rui deu prosseguimento às obras que Wagner iniciou e iniciou novas. O governo Jerônimo elaborou o trecho Campo Grande-Lapa, Lapa-Campo Grande, com recurso do PAC", afirmou.
Ele explicou que, com a autorização obtida, o mesmo consórcio responsável pelo trecho em construção será encarregado também da execução do trajeto Calçada-Comércio, garantindo continuidade e ritmo à obra.
Sistema substitui trem do subúrbio
O VLT de Salvador teve suas obras iniciadas em junho de 2024. Em julho, o governo estadual oficializou a compra de 40 trens e equipamentos elétricos por cerca de R$ 1 bilhão, em parceria com o governo do Mato Grosso.
O projeto prevê a substituição do antigo trem do subúrbio e conectará a Ilha de São João, o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da capital baiana.
Detalhes do novo sistema:
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Serão 35 paradas distribuídas ao longo dos 40 km
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O investimento total previsto é de R$ 3,6 bilhões
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A previsão de entrega da obra está mantida para o primeiro semestre de 2026
O governo da Bahia aposta no VLT como solução integrada de transporte urbano para garantir mobilidade sustentável e melhor conexão entre diferentes regiões da cidade, sobretudo aquelas historicamente menos atendidas por infraestrutura de transporte.