Soberania e independência marcam convocação do PT para o 7 de setembro
Novo lema do governo será lançado na semana do julgamento de Bolsonaro
Por: Lorena Bomfim
31/08/2025 • 19:00
O Partido dos Trabalhadores (PT) inicia a partir deste sábado (30) a divulgação de um vídeo nas redes sociais convocando sua militância para os atos do 7 de setembro, Dia da Independência. Segundo apuração da CNN, o material destaca um “Brasil independente” e aproveita o contexto do embate recente com os Estados Unidos para reforçar a defesa da soberania — novo slogan do governo, que será lançado na próxima semana.
O lançamento do lema coincidirá com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros réus, acusados de envolvimento em um plano de golpe de Estado. A nova marca, apresentada na reunião ministerial da última terça-feira (26), surge em meio às disputas comerciais e políticas com os Estados Unidos e traz a mensagem: “Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro”.
O slogan substitui o atual “União e Reconstrução”, adotado desde janeiro de 2023 pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Embora o vídeo não informe os locais das manifestações, a CNN apurou que o PT promoverá atos em todos os estados do país.
A oposição também convocou sua base para participar das manifestações no dia 7 de setembro.
Apesar da mobilização, o presidente Lula deve se restringir ao desfile oficial realizado anualmente na Esplanada dos Ministérios.
Relacionadas