Saiba qual é o procedimento que Bolsonaro pediu autorização de Moraes para fazer
Segundo equipe de defesa do ex-presidente, procedimento foi indicado por equipe médica
Por: Redação
08/09/2025 • 21:00
Nesta segunda-feira (8), a equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes uma autorização para se submeter a um procedimento cirúrgico no próximo domingo (14), para a remoção de um nevo melanocítico de tronco, que forma uma pequena lesão de pele que parece uma pinta ou mancha.
Conforme o texto da documentação apresentada, a cirurgia foi indicada pela equipe médica de Bolsonaro. Apesar de ser classificado como benigno, a lesão requer monitoramento para avaliar mudanças, o que justificaria a remoção. O procedimento será feito no Hospital DF Star, em Brasília, com previsão de alta no mesmo dia.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
De acordo com especialistas, os nevos melanocíticos são majoritariamente benignos, mas uma avaliação periódica para observar critérios como assimetria, bordas irregulares, variação de cor, diâmetro e evolução são sempre solicitadas aos pacientes.
Já a remoção é considerada um procedimento de baixa complexidade, realizado com anestesia local, e exige poucas restrições no pós-operatório, como evitar atividades físicas intensas nas primeiras 48 horas e contato com água de piscina por cerca de uma semana. Apesar de a maioria dos melanomas surgir de lesões novas e não de pintas preexistentes, médicos destacam que qualquer mudança em uma pinta deve ser investigada, e a confirmação diagnóstica só é possível após exame anatomopatológico do material removido.
Relacionadas