Moraes determina monitoramento policial integral de Bolsonaro por risco de fuga
Decisão do ministro foi publicada na tarde desta terça-feira (26)
Por: Gabriel Pina
27/08/2025 • 08:00
Na tarde desta terça-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou reforço policial em tempo integral no entorno da residência do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. A medida foi motivada pelo entendimento do ministro de que existe risco real de fuga de Bolsonaro, principalmente devido à atuação do filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro.
“Nesse sentido, as ações incessantes de Eduardo Nantes Bolsonaro, estando inclusive localizado em país estrangeiro, demonstram a possibilidade de um risco de fuga por parte de Jair Messias Bolsonaro, de modo a se furtar da aplicação da lei penal”, destacou Moraes.
De acordo com o ministro, o monitoramento deve ser realizado de forma discreta, sem invadir a esfera domiciliar de Bolsonaro ou perturbar a vizinhança.
“O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar exposição indevida, abstendo-se de qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança; ficando ao critério das equipes a utilização ou não de uniforme e dos armamentos necessários à execução da ordem”, completou.
O julgamento do ex-presidente está marcado para o dia 2 de setembro. Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado no caso do atentado a Brasília ocorrido em 8 de janeiro.
Relacionadas