Logo
Menu

Política

Buscar

Lula surpreende com anúncio inédito para o esporte brasileiro

Presidente revela novidade ao lado de atletas de ginástica rítmica

Por: Iago Bacelar

29/08/202514:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (28) que o Brasil terá uma universidade dos esportes. O lançamento está previsto para o início de setembro.

Lula surpreende com anúncio inédito para o esporte brasileiro
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, durante a recepção de atletas de ginástica rítmica que conquistaram duas medalhas no Mundial da modalidade, realizado no Rio de Janeiro na última semana.

Detalhes do projeto

Segundo Lula, a ideia inicial era criar uma faculdade voltada apenas para o futebol, mas o plano se ampliou para abranger outras modalidades.

" Nós vamos anunciar, logo logo, uma universidade dos esportes aqui no Brasil. A ideia inicial era criar uma faculdade de futebol. E eu achei que era melhor a gente avançar para uma coisa mais geral, porque a questão do esporte é mega diverso", afirmou o presidente, lembrando ainda que passou a acompanhar modalidades como surfe e skate.

Apoio às modalidades esportivas

Ao lado do ministro do Esporte, André Fufuca (PP), Lula informou que pretende se reunir em breve com jogadoras de futebol e representantes de entidades ligadas ao esporte. O ministro acrescentou que será enviado um projeto de lei de incentivo ao futebol feminino.

O país se prepara para sediar, em 2027, a Copa do Mundo de Futebol Feminino, e a medida faz parte das estratégias de fortalecimento da modalidade.

Bolsa Atleta em pauta

Durante a cerimônia, Lula também defendeu o Bolsa Atleta, programa de apoio ao desenvolvimento esportivo.

" Nós criamos o Bolsa Atleta porque a gente descobria que tinha pessoas que queriam treinar e que não tinham tênis, pessoas que queriam ser corredores e que as pessoas não tinham tênis para correr, ficavam correndo descalças", disse o presidente, explicando que a iniciativa busca garantir condições básicas para atletas que não têm patrocínio.

Nomeações para agências reguladoras

Mais cedo, no Planalto, Lula participou da cerimônia de posse de novos diretores de 14 agências reguladoras. O encontro contou com a presença de ministros de Estado, do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Em discurso, Lula destacou a autonomia dos gestores e cobrou responsabilidade com a população.

" A partir de agora, vocês não devem satisfação ao presidente Lula. Agora vocês são membros de agências reguladoras que têm que prestar serviço ao povo brasileiro", afirmou.