Logo
Menu

Moda

Buscar

De ambulante a modelo da Armani: a história de Matheus Hava

Baiano supera dificuldades e brilha nas passarelas mundiais

Por: Victor Hugo Ribeiro

27/07/202510:00

O artigo feito pela Revista Veja intitulada "As lições de ex-ambulante que se tornou modelo da Armani", narra a inspiradora trajetória de Matheus Hava, um jovem de 28 anos que superou uma vida de dificuldades para alcançar o sucesso nas passarelas globais.

Matheus Hava
Foto: Divulgação

Originário de Feira de Santana, Bahia, Matheus iniciou sua vida profissional precocemente, auxiliando sua mãe na venda de acarajés. Aos 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde para sobreviver, vendia sacolés e bolos, além de ter experiências como panfleteiro e atendente de caixa.

O ponto de virada em sua carreira ocorreu em 2021, quando ingressou no mundo da moda. Desde então, Matheus Hava tem trabalhado para grifes de renome internacional como Missoni, Lacoste e Calvin Klein. Sua ascensão o levou a viajar por diversos países, incluindo Reino Unido, Alemanha, Itália, Áustria, Hungria e Polônia.

“Tudo o que fiz me ajudou a chegar até aqui, me tornar quem sou e lutar para conquistar os meus maiores sonhos. Sempre enfrentei o que fosse preciso para poder evoluir e buscar um futuro melhor. Começava a produção de acarajés durante a noite e finalizava pela manhã" comentou o medelo.

"Após o almoço, saía para vender nas ruas, até o final do dia. A produção era diária. Depois, no Rio, eu carregava uma mala com pães, bolos e coxinhas, além de uma bolsa térmica com aproximadamente 60 sacolés, que eu mesmo produzia”, concluiu. 

Matheus enfatiza que todas as suas vivências anteriores, inclusive a rotina intensa de produção e venda de seus produtos, foram cruciais para que ele chegasse onde está hoje e continuasse a lutar por seus sonhos. Onde hoje faz parte de um dos principais festivais fashions sendo protagonista no desfile da Armani, realizado em junho na Itália.