Xiaomi prepara lançamento do HyperOS 3.0 baseado no Android 16
Nova versão traz IA, mais desempenho e visual inspirado no iOS
Por: Victor Hugo Ribeiro
19/08/2025 • 08:00
O HyperOS 3.0, a nova versão do sistema operacional da Xiaomi baseada no Android 16, está com lançamento previsto para setembro deste ano. O novo software promete inovações significativas em diversas áreas, incluindo inteligência artificial, conectividade e otimizações de desempenho.
Sucessor da MIUI e exclusivo para produtos da marca chinesa, como celulares, tablets e vestíveis, o HyperOS 3.0 trará um visual renovado e funcionalidades que buscam aproximar a experiência do usuário à do iOS, da Apple.
As Novidades
Menu de apps no estilo iOS: A nova Tela de Visão Geral redesenha os ícones de aplicativos e oferece três opções de visualização para navegar entre os apps recentes: lista, grade e sobreposição no estilo iOS.
Melhorias na câmera: Para os entusiastas de fotografia, o sistema traz a exposição automática híbrida para fotos com pouca luz, controle manual de temperatura de cor, captura de fotos em movimento e Ultra HDR.
Desempenho e IA: Com a arquitetura aprimorada, o sistema terá o motor gráfico Vulkan totalmente integrado, resultando em jogos mais fluidos. A conectividade inteligente permitirá que os dispositivos Xiaomi, como celulares e relógios, trabalhem em conjunto de forma mais integrada, similar ao ecossistema da Apple. A inteligência artificial também será um ponto forte, com extensões do Gemini e assistentes de IA mais integrados.
Outros recursos: O HyperOS 3.0 também deve incluir atualizações ao vivo, que exibem informações sem a necessidade de abrir o aplicativo, o Privacy Sandbox para maior controle de dados pessoais, a API WritingTools com ferramentas de escrita de IA, recursos de áudio do LE Audio e serviços de localização aprimorados.
Aparelhos compatíveis e datas de lançamento
A atualização do HyperOS 3.0 não estará disponível para todos os modelos antigos. A Xiaomi começará a lançar o novo sistema para a série Xiaomi 15, seguida pelas séries Xiaomi 14 e 13. Modelos mais antigos que a série Xiaomi 12 ou Redmi Note 12 provavelmente não serão compatíveis.
A Xiaomi começará o lançamento na China em setembro de 2025, com outros mercados, como Índia e Europa, recebendo a atualização em outubro ou novembro. No entanto, a data exata para a chegada do HyperOS 3.0 ao Brasil ainda não foi confirmada pela fabricante.
Relacionadas