Brasil conquista quatro ouros na Copa do Mundo de Boxe
Equipe ainda somou duas pratas e um bronze em Astana, no Cazaquistão
Por: Iago Bacelar
07/07/2025 • 11:00
A seleção brasileira de boxe encerrou a participação na Copa do Mundo de Boxe, em Astana, no Cazaquistão, com um total de sete medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. Os resultados colocaram o Brasil entre os destaques da competição internacional encerrada no domingo, 6 de julho.
Nas finais masculinas disputadas durante o fim de semana, o Brasil garantiu vitórias decisivas com Luiz Oliveira, Yuri Falcão, Kaian Reis e Isaías Ribeiro Filho, que superaram seus adversários por decisão unânime ou dividida dos juízes.
Resultados detalhados das lutas
Luiz Oliveira, conhecido como Bolinha, levou o ouro na categoria até 60 kg ao derrotar Lundaa Gantumur, da Mongólia, por 5 a 0. Na categoria até 65 kg, Yuri Falcão superou o indiano Abhinash Jawal por 3 a 2 em uma disputa equilibrada.
Kaian Reis garantiu o terceiro ouro para o Brasil na categoria até 70 kg, ao vencer Hitesh Gulia, também da Índia, com decisão unânime de 5 a 0. Fechando as conquistas douradas, Isaías Ribeiro Filho venceu Emrah Yasar, da Turquia, na categoria até 90 kg, por 3 a 2.
Duas pratas com lutas femininas
No sábado, 5 de julho, as brasileiras Jucielen Romeu e Rebeca Santos disputaram finais e acabaram com a medalha de prata. Jucielen, na categoria até 57 kg, foi superada pela indiana Jaismine Lamboryia por 4 a 1. Rebeca, na categoria até 60 kg, enfrentou Viktoria Grafeyeva, do Cazaquistão, e perdeu por 3 a 2.
A terceira medalha entre as mulheres foi conquistada por Caroline Almedia, conhecida como Naka, que ficou com o bronze na categoria até 51 kg, após ser eliminada na semifinal.
Delegação teve 14 atletas no torneio
A delegação brasileira enviada à competição foi composta por 14 atletas, divididos igualmente entre homens e mulheres, representando diferentes categorias. A equipe buscou consolidar uma preparação forte visando os próximos compromissos do ciclo olímpico e do calendário internacional.
Serviço
A Copa do Mundo de Boxe, etapa de Astana, no Cazaquistão, foi realizada entre os dias 1º e 6 de julho e reuniu competidores de diversos países. Os combates envolveram preliminares, semifinais e finais ao longo da semana. As medalhas brasileiras foram todas conquistadas entre sábado (5) e domingo (6), com destaque para as finais masculinas.
A próxima competição internacional de grande porte prevista no calendário será o Campeonato Mundial de Boxe, que contará com representantes brasileiros classificados com base em desempenhos como o de Astana.
Relacionadas
Outras Modalidades
Outras Modalidades
Outras Modalidades