Flamengo e São Paulo lideram ranking de torcida feminina no Brasil
Rubro negro aparece como o clube com maior torcida entre as mulheres
Por: Felipe Santana
01/08/2025 • 17:00
Uma pesquisa nacional feita entre 5 e 9 de junho de 2025 por O Globo em parceria com Ipsos e Ipec revelou que Flamengo e São Paulo lideram em número e proporção de torcedoras no Brasil, escancarando uma disparidade entre os principais clubes do país.
O Flamengo aparece como o clube com maior torcida entre as mulheres, com 19,7% de preferência feminina. Além disso, 48% da torcida rubro-negra é composta por mulheres, número bem acima da média nacional, que é de apenas 21,2%.
O São Paulo vem na sequência, com 5,6% da preferência feminina. O clube paulista também tem a segunda maior proporção de torcedoras: 45% de sua torcida é formada por mulheres, o menor desequilíbrio de gênero entre os cinco maiores clubes.
Na sequência, o Corinthians registra 10% de preferência entre o público feminino e tem 43% da sua torcida composta por mulheres. O Palmeiras aparece com 5% de torcedoras e 40% de representação feminina. Já o Vasco apresenta o maior desequilíbrio: apenas 33% de torcedoras contra 67% de torcedores homens.
Mesmo com avanços em alguns clubes, os dados mostram que nenhum dos times mais populares tem maioria feminina em sua base de apoio. A diferença de gênero nas torcidas revela que o futebol ainda é um espaço predominantemente masculino no Brasil, embora Flamengo e São Paulo apontem caminhos para um cenário mais equilibrado.
Relacionadas
Futebol Nacional
Futebol Nacional
Futebol Nacional