Logo
MENU

Esportes

BUSCAR

Mundial de Clubes de 2029 terá 32 times e já conta com quatro classificados

Fifa mantém divisão de vagas e formato com fase de grupos e mata-mata

Por: Iago Bacelar

14/07/202511:00Atualizado

A próxima edição do Mundial de Clubes da Fifa, marcada para 2029, manterá o formato com 32 equipes e já tem quatro times classificados. O torneio será disputado novamente em modelo semelhante ao que estreou neste ano e que consagrou o Chelsea campeão ao vencer o Paris Saint-Germain por 3 a 0, no último domingo (13), no MetLife Stadium, nos Estados Unidos.

Mundial de Clubes de 2029 terá 32 times e já conta com quatro classificados
Foto: Divulgação/FIFA

Divisão de vagas por continente

Das 32 vagas disponíveis, 12 serão destinadas a clubes da Europa, enquanto a América do Sul contará com seis representantes. Neste caso, serão classificados os campeões da Copa Libertadores de 2025 a 2028 e outros dois clubes via ranking de desempenho.

As vagas para as demais confederações serão divididas da seguinte forma:

  • América do Norte e Central (Concacaf): 4 clubes

  • África (CAF): 4 clubes

  • Ásia (AFC): 4 clubes

  • Oceania (OFC): 1 clube

  • País-sede: 1 clube indicado

Ainda não há definição sobre qual país vai sediar o evento, mas Espanha, Portugal e Marrocos apresentaram uma candidatura conjunta, enquanto Qatar, Austrália e Brasil também manifestaram interesse junto à Fifa para receber a competição.

Clubes já classificados

O Al-Ahli, da Arábia Saudita, foi o primeiro clube a garantir vaga no Mundial de 2029, ao conquistar o título da Champions League da Ásia em 3 de maio. O clube retorna ao torneio depois de ficar fora da edição de 2025.

O Paris Saint-Germain, mesmo com a derrota na final deste ano, também está assegurado. A classificação veio com o título da Champions League da Europa, vencida na temporada 2024/25.

A África será representada pelo Pyramids FC, do Egito, vencedor da Champions League Africana 2024/25. Na América do Norte e Central, o Cruz Azul, do México, conquistou a Copa dos Campeões da Concacaf e também carimbou presença no torneio global.

Sul-americanos ainda disputam vagas

Na América do Sul, o primeiro representante será definido em 29 de novembro, data da final da próxima edição da Copa Libertadores, marcada para acontecer em Lima, no Peru.

Seis clubes brasileiros seguem vivos nas oitavas de final da Libertadores 2025: Palmeiras, São Paulo, Internacional, Botafogo, Flamengo e Fortaleza. O campeão dessa edição será o primeiro sul-americano garantido no Mundial de 2029.

Expectativa para a nova edição

A estreia do novo formato do Mundial foi considerada bem-sucedida pela Fifa, que confirmou a manutenção do modelo com 32 clubes, inspirado na Copa do Mundo de seleções. A entidade avalia que o novo formato amplia o alcance do torneio, aumenta a competitividade e gera maior interesse comercial e esportivo.

Ainda não há confirmação de data para o início da edição de 2029. A expectativa da Fifa é divulgar sede e cronograma completo do torneio até o primeiro semestre de 2027.