Logo
Menu

Esfera

Buscar

Tragédia em Lisboa: 17 mortos em acidente de funicular

Acidente na capital portuguesa deixa vítimas de várias nacionalidades; autoridades investigam o ocorrido

Por: Lorena Bomfim

04/09/202509:39Atualizado

O número de vítimas fatais no trágico acidente com o funicular de Lisboa, subiu para 17, após o falecimento de duas pessoas que estavam internadas em estado grave. A informação foi confirmada por Margarida Castro Martins, chefe da proteção civil da cidade. De acordo com Martins, entre os mortos estão cidadãos de diferentes nacionalidades: quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadense, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino.

Tragédia em Lisboa: 17 mortos em acidente de funicular
Foto: Reprodução/ X @XNewsBrasil

Além disso, 23 pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas, sendo que duas delas faleceram durante a noite. O total de vítimas envolvidas no acidente chegou a 38, sendo 21 feridos e 17 mortos. O Ministério Público ainda se encarregará de informar as famílias das vítimas e de determinar a liberação dos corpos.

As autoridades fecharam as duas linhas restantes do funicular para realizar inspeções. A causa do acidente está sendo investigada.

Bondinho saiu do trilho em ladeira íngreme

Imagens do local mostram os destroços do funicular, um veículo semelhante a um bonde que transporta passageiros para cima e para baixo em uma encosta íngreme de Lisboa. O acidente aconteceu quando o funicular saiu dos trilhos e atingiu um prédio, a poucos metros de outro carro na base da colina.

O funicular é composto por dois vagões, cada um com capacidade para 40 pessoas, que são presos a extremidades opostas de um cabo de transporte. A tração é fornecida por motores elétricos localizados nos próprios vagões, que se contrabalançam para garantir o deslocamento.

O acidente ocorreu quando o vagão que descia a ladeira de 265 metros perdeu a frenagem, descarrilando em uma curva e colidindo contra um prédio na esquina. As autoridades continuam investigando as causas do acidente.