Operação Égide cumpre mandados contra grupo criminoso na Engomadeira
Um suspeito morreu durante ação e outros sete foram detidos
Por: Iago Bacelar
15/08/2025 • 17:12 • Atualizado
Oito pessoas foram presas e uma morreu na manhã desta sexta-feira (15), durante a Operação Égide, que investiga os envolvidos no confronto de 14 de julho no bairro da Engomadeira, em Salvador. Na ocasião, um delegado e uma mulher foram baleados e um homem morreu. O grupo é investigado também por furtos em grandes estabelecimentos comerciais na capital baiana.
O delegado Thiago Almeida, coordenador da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), afirmou que a operação tinha como objetivo cumprir 12 mandados de prisão e 10 mandados de busca. “Hoje nós deflagramos essa operação, objetivando cumprir 12 mandados de prisão e 10 mandados de busca. Desses aí, oito já foram alcançados, sete presos e um resistente”, disse.
Recado da polícia
O delegado destacou que a ação foi uma resposta firme da Secretaria de Segurança a ataques contra policiais. “Essa é uma resposta da Secretaria de Segurança de forma dentro da estrita legalidade, mas com a firmeza que exige para combater esse tipo de grupo criminoso. E fica o recado, não atentem contra nossos policiais, porque nós vamos localizar e alcançar vocês”.
Sobre a morte de um dos suspeitos, ele afirmou que o criminoso escolheu enfrentar a polícia novamente. “A resposta foi dada. Foi prestado socorro, mas infelizmente evoluiu a óbito”, disse.
Ele acrescentou que os demais integrantes ainda serão identificados e alcançados. “Eles farão a opção de se entregar e se apresentar à polícia ou, se tentarem novamente contra o nosso agente, a resposta será dada na firmeza e dentro da estrita legalidade”.
Objetivo da Operação Égide
A Operação Égide foi deflagrada pela Polícia Civil com objetivo de cumprir mandados judiciais contra integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos a estabelecimentos comerciais de grande porte em Salvador.
O grupo é suspeito de disparar contra uma equipe da Polícia Civil, que deixou um delegado e uma mulher feridos, além de um homem morto. Todos os investigados têm mandados de prisão por homicídio e tentativa de homicídio.
Durante o cumprimento de um mandado na Engomadeira, um suspeito entrou em confronto com a polícia, foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram apreendidos uma pistola com carregador alongado e 30 munições.
Modus operandi do grupo
As investigações apontam que os suspeitos agiam sempre com o mesmo modus operandi, utilizando veículos para arrombar e invadir lojas, subtraindo mercadorias de maior valor. Diligências para localizar outros envolvidos estão sendo realizadas nos bairros Engomadeira, Tancredo Neves, Pau Miúdo e Mata Escura.
Relacionadas