Operação apreende mais de 2,4 toneladas de café impróprio para consumo
Ministério da Agricultura investiga fábricas e encontra irregularidades em impurezas e rotulagem.
Por: Redação
02/09/2025 • 11:14
No último sábado (30), foram apreendidas mais de 2,4 toneladas de café impróprio para consumo na região de Campos dos Goytacazes (RJ). A operação do Ministério da Agricultura teve como alvo quatro fábricas de café torrado e moído no município.
De acordo com a fiscalização, o café era torrado com impurezas em quantidade superior ao limite permitido por lei, que é de no máximo 1%, conforme a legislação brasileira. O material foi encaminhado para análise laboratorial e, após a conclusão dos laudos, as marcas envolvidas serão divulgadas pelo governo.
Durante a ação, realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, 1.070 kg de café foram destruídos imediatamente. Outros 1.350 kg foram apreendidos para análise e destinação adequada.
Além disso, três bobinas de rótulos irregulares de diferentes marcas foram apreendidas e descaracterizadas. As empresas investigadas foram autuadas e terão 90 dias para corrigir falhas em suas estruturas físicas, processos de higiene e controle de qualidade, além de implantar sistemas formais de classificação e rastreabilidade das matérias-primas.
A operação conjunta contou com a participação do Procon-RJ, da Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Secon) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Relacionadas