Logo
Menu

Esfera

Buscar

Corrida da Asa 2025 presta homenagem ao Tenente Frederico Gustavo dos Santos

Data rememora bravura do aviador baiano que morreu em missão na Itália durante a 2ª Guerra Mundial

Por: Redação

09/09/202516:07Atualizado

Neste ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebra os 80 anos do retorno dos heróis da 2ª Guerra Mundial ao Brasil, marco histórico que rememora a bravura e o sacrifício dos militares que combateram nos céus da Europa pela liberdade. Em Salvador, a data ganha ainda mais relevância ao coincidir com o centenário de nascimento do Tenente Aviador Frederico Gustavo dos Santos, jovem soteropolitano que morreu em missão na Itália durante a campanha de 1944.

corrida
Foto: Divulgação

Nascido em 09 de outubro de 1925, Frederico demonstrou desde cedo vocação para a carreira militar, ingressando na Escola de Aeronáutica e integrando o 1º Grupo de Aviação de Caça, conhecido como “Senta a Púa”. Em uma de suas missões sobre território italiano, o Tenente sacrificou a própria vida em prol da vitória aliada, tornando-se símbolo de coragem e de amor à Pátria.

Em homenagem a esse legado, a Corrida da Asa 2025, que acontece no próximo dia 05 de outubro, em Salvador, será dedicada à memória do aviador baiano. O evento esportivo, já tradicional no calendário da Base Aérea de Salvador (BASV), une esporte, saúde e cidadania, fortalecendo o elo da Aeronáutica com a sociedade civil.

“Celebrar a memória do Tenente Frederico é resgatar o exemplo de uma geração que não hesitou em se colocar na linha de frente em defesa da liberdade. Ao mesmo tempo em que recordamos sua história, incentivamos as novas gerações a cultivarem valores de coragem, disciplina e amor ao Brasil”, destaca o Comandante da BASV.

Assim, a Corrida da Asa deste ano transcende o caráter esportivo: torna-se também um tributo a um herói que, aos céus da Itália, escreveu seu nome na história da Força Aérea Brasileira e de Salvador.

As inscrições podem ser realizadas através do link: https://www.corridasjardelmoura.com.br/evento/corrida-da-asa-2025