Agerba renovou contrato de empresas de ônibus que atuam em mais de 10 cidades
Destino de duas operadoras segue indefinido no estado
Por: Layra Mercês
09/08/2025 • 12:00
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) renovou, por até um ano, os contratos de quatro empresas de ônibus que operam na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
A medida se referiu a termos aditivos dos contratos emergenciais firmados anteriormente com as empresas Avanço Transporte e Turismo, Expresso Vitória, Expresso Metropolitano Transportes e Atlântico Transportes. Os acordos terão validade de até 12 meses, ou até a conclusão da licitação definitiva das linhas do subsistema metropolitano de passageiros.
Essas operadoras atuam nas principais cidades da RMS, incluindo Dias D’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas, Mata de São João, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus e São Sebastião do Passé.
A renovação foi anunciada em meio à indefinição sobre o futuro de duas outras empresas que atuam no estado. A Viação Regional e a Jauá comunicaram a seus funcionários a decisão de encerrar as atividades a partir de 1º de setembro. Juntas, elas operam linhas que atendem mais de 100 municípios baianos. Até o momento, a Agerba não confirmou a saída oficial dessas operadoras do sistema de transporte intermunicipal.
Relacionadas