Presidente da União Europeia ameaça Trump: “contramedidas proporcionais”
Governo dos EUA anunciou novas taxas de 30% para UE e México
Por: Gabriel Pina
12/07/2025 • 15:21 • Atualizado
Neste sábado (12), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia (UE) poderá reagir à imposição de tarifas de 30% feitas pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump com “contramedidas proporcionais”.
O anúncio foi feito nesta manhã, logo após Trump divulgar cartas endereçadas para os presidentes do México e da União Europeia confirmando o aumento de 30% nas taxas. No texto, o líder estadunidense justifica as taxações aos mexicanos por conta de uma possível falha do país no controle de fentanil.
"Os Estados Unidos impôs tarifas ao México para lidar com a crise do fentanil da nossa nação, que é causada, em parte, pela falha do México em deter os cartéis, que são compostos pelas pessoas mais desprezíveis que já caminharam sobre a Terra, de despejar essas drogas em nosso país", afirmou Trump.
No entanto, para justificar a nova política tarifária para a UE, o republicano afirmou que os déficits comerciais do país por conta das políticas do bloco.
"A União Europeia permitirá acesso completo e aberto ao mercado dos Estados Unidos, sem que tarifas sejam cobradas de nós, em uma tentativa de reduzir o grande déficit comercial. Se, por qualquer motivo, decidirem aumentar suas tarifas e retaliarem, qualquer que seja o valor, esse aumento será somado aos 30% que cobraremos", completou o chefe de Estado dos EUA.
Em resposta, Von Der Leyen afirmou que o aumento tarifário “interromperia as cadeias de suprimentos transatlânticas essenciais”, além de reforçar a garantia soberana dos interesses econômicos do bloco.
“Tomaremos todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses da União Europeia, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário", declarou a presidente da UE.
Relacionadas
Internacional