Fala de Lula sobre Trump é vista como provocativa entre brasileiros
Pesquisa Genial/Quaest mostra que maioria interpretou crítica feita na Cúpula do Brics como confronto direto
Por: Lorena Bomfim
16/07/2025 • 09:54 • Atualizado
A maioria dos brasileiros acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao criticá-lo durante seu discurso na Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro. É o que aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16).
De acordo com o levantamento, 55% dos entrevistados consideram que houve uma provocação por parte de Lula. Outros 31% discordam dessa avaliação, enquanto 14% não souberam ou preferiram não responder.
A declaração de Lula foi feita durante o encerramento do evento, em um momento em que Trump ameaçava elevar tarifas sobre produtos de países integrantes do Brics. Em sua fala, o presidente brasileiro afirmou considerar “muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais”. Ele completou: “Há outras formas e fóruns mais adequados para que o presidente de um país do porte dos Estados Unidos dialogue com outras nações”.
A pesquisa ouviu presencialmente 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.