Barroso e Fux trocam acusações no STF durante debate sobre relatoria de caso da Cide
Gilmar Mendes tentou intervir para conter o embate entre os ministros
Por: Iago Bacelar
15/08/2025 • 13:00
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Luiz Fux tiveram uma discussão pública nesta quinta-feira (14) durante sessão no plenário. O embate começou após Fux reclamar por ter perdido a relatoria de um processo que analisava as regras de incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Fux conduzia o processo e foi vencido parcialmente. Com isso, a relatoria foi transferida para o ministro que abriu divergência. O magistrado afirmou que a discordância foi pontual e que não havia necessidade de troca de relator.
Troca de versões
Segundo Fux, Barroso não teria oferecido a possibilidade de manter a relatoria. Barroso rebateu dizendo ter feito o convite para que o colega continuasse no caso.
"Eu ofereci a Vossa Excelência permanecer como relator, disse 'Vossa Excelência não quer permanecer como relator apenas reajustando?' E Vossa Excelência disse 'não quero reajustar'", afirmou Barroso.
Fux negou que a conversa tenha ocorrido e disse que o processo foi transferido diretamente para o ministro Flávio Dino. Barroso respondeu que o colega "não está sendo fiel aos fatos".
Tentativa de mediação
O ministro Gilmar Mendes tentou intervir para encerrar a discussão. Fux, porém, afirmou que "não queria deixar passar isso". Diante da continuidade do impasse, Barroso encerrou a sessão.
Histórico de confrontos
Essa não foi a primeira vez que Barroso se envolveu em debates acalorados no STF. Em 2018, durante a análise sobre doações ocultas de campanha eleitoral, ele se dirigiu a Gilmar Mendes com críticas severas.
"A vida para Vossa Excelência é ofender as pessoas", disse Barroso na ocasião. Ele também afirmou que o colega era "uma pessoa horrível, uma mistura de mal com o atraso e pitadas de psicopatia". Naquele dia, a então presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, suspendeu a sessão.