Festa Literária de Ilhéus celebra autores do Sul da Bahia
Evento traz atrações infantis e homenagens à cultura local
Por: Victor Hugo Ribeiro
30/07/2025 • 18:00 • Atualizado
A 8ª Festa Literária de Ilhéus (FLI) inicia hoje, 30 de julho, e segue até amanhã, 31, com o tema "A literatura centenária de homens e mulheres do Sul da Bahia". Esta edição presta homenagem a figuras importantes da literatura e cultura regionais, incluindo Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio.
Para as crianças têm um espaço especial na programação. Hoje e amanhã, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) apresenta o musical infantil "A Aventura de Mariá e Murici". As sessões acontecem na Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral), sempre às 16h, com entrada gratuita.
Embora voltado para o público infantil, o espetáculo promete encantar todas as idades, celebrando a imaginação, a amizade e a conexão com o meio ambiente. A narrativa é contada através de uma envolvente história e canções que conduzem o público por uma experiência sensorial e afetiva.
A peça acompanha Mariá, uma menina curiosa e corajosa, e seu amigo inseparável Murici, um esperto canário-da-terra. Juntos, eles embarcam em uma jornada cheia de descobertas, criaturas mágicas e mensagens delicadas sobre a infância. Representados por bonecos, os protagonistas enfrentam desafios na busca pela família do passarinho, reforçando valores como empatia, coragem e respeito à natureza.
"Queríamos criar um espetáculo que despertasse nas crianças, e também nos adultos, o desejo de imaginar e sonhar. Mariá e Murici são como sementes que plantamos nos corações para cultivar a amizade, o cuidado com o próximo e com o mundo", comenta Romualdo Lisboa, diretor e dramaturgo do TPI.
Abertura com Debate de Jessé Souza
As apresentações infantis fazem parte da programação geral da 8ª FLI, que promove o encontro entre escritores, artistas e o público em torno da literatura e suas relações com temas como educação, inclusão e liberdade.
Além das homenagens, a Festa também celebra o lançamento do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia. A abertura oficial ocorre hoje no Teatro Municipal de Ilhéus, com a presença do sociólogo e escritor Jessé Souza, um dos mais influentes intelectuais públicos brasileiros da atualidade.
Jessé Souza participará da mesa "Brasil, mostra tua cara: lutas e labutas entre raça e classe", ao lado do professor Flávio Gonçalves (Uesc), para refletir sobre as estruturas sociais e históricas do país.
Com atividades distribuídas por diversos locais do centro histórico de Ilhéus incluindo o Teatro Municipal, a Academia de Letras, a Rua Jorge Amado e a Praça Pedro Mattos a FLI se consolida como um dos mais importantes eventos culturais da Bahia, promovendo o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade.
Sobre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI)
Fundado em 1995, o Teatro Popular de Ilhéus é uma referência no cenário teatral baiano e nacional. Trata-se de uma instituição cultural privada, que recebe apoio parcial do programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado. Atualmente, o TPI está temporariamente sediado nas instalações da UESC, fruto de uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da universidade.
Relacionadas
Show e Festivais