Logo
Menu
Logo
Buscar

Edson Gomes, ícone do reggae brasileiro, é destaque no Lollapalooza

Artista baiano de 70 anos integra line-up da edição 2026 do festival

Por: Victor Hugo Ribeiro

30/08/202508:00

Um dos principais cantores de Reggae do mundo atualmente é  brasileiro e está no topo do cartaz do Lollapalooza 2026, divulgado na última quinta-feira (28), surpreendeu tanto a velha quanto a nova geração da música: Edson Gomes. A escalação do artista baiano, conhecido como o "rei do reggae brasileiro", para o festival internacional causou alvoroço nas redes sociais, gerando elogios à organização e críticas de quem não conhecia seu trabalho.

Edson Gomes
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com 70 anos de idade e mais de cinco décadas de carreira, Edson Gomes aparece no line-up logo após a cantora britânica Lola Young, de 24 anos, que se tornou um fenômeno com o sucesso "Messy" no ano passado.

A participação de Edson Gomes na 13ª edição do Lollapalooza no Brasil parece ecoar um trecho de sua música "Malandrinha": "Demorou, mas chegou". A canção, escrita por ele e lançada em seu álbum de estreia, Reggae Resistência (1988), foi regravada pelo Natiruts em 2015.

Outros sucessos do artista incluem "Samarina", "Serpente", "Árvore", "Rastafary", "Criminalidade" e "Campo de Batalha". Suas composições são conhecidas por abordar temas sociais importantes, como desigualdade, pobreza, corrupção e o dia a dia do Brasil.

Natural de Cachoeira, na Bahia, Edson Gomes começou a cantar e a compor reggae na adolescência, nos anos 70. Ele foi influenciado por ícones do gênero como Bob Marley, Peter Tosh, Jimmy Cliff e Alpha Blondy, além de artistas brasileiros como Tim Maia e Renato e Seus Blue Caps.

Veja a Line-UP do Lolla 2026