Logo
MENU
Logo
BUSCAR

Cameratas leva concerto ao Muncab

Projeto destaca artistas e memória negra

Por: Ana Beatriz Fernandez Martinez

08/07/202515:15

Nesta quarta-feira (9), o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), localizado em Salvador, recebe o grupo Opus Lúmen para um concerto gratuito que une música clássica e valorização da história negra. A apresentação, marcada para as 15h, integra o projeto “Cameratas Para Todos”, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

Programação da OSBA
Foto: Reprodução/OSBA

O sexteto, criado em 2001, é composto por Ilza Cruz (fagote), Davi Britto (trompa), Lincoln Senna (flauta), Humberto Monteiro (percussão), Lucas Ferreira (clarinete) e Gabriel Paes Marcaccini (oboé). O grupo se destaca por unir peças do repertório erudito a uma proposta artística com foco educativo e social.

O concerto no Muncab busca mais do que a apreciação musical. Trata-se também de um reconhecimento da contribuição de artistas negros à música clássica, frequentemente deixados à margem da história oficial. A diretora do museu, Cintia Maria, enfatiza que “compositores negros sempre estiveram presentes, mas tiveram sua atuação muitas vezes apagada”.

A escolha do Muncab para o evento reforça o objetivo do projeto Cameratas de levar música a locais simbólicos e acessíveis. O museu, que abriga mais de 400 obras, é conhecido por unir arte, ancestralidade e conhecimento em suas atividades, como o ciclo “Porto dos Saberes” e as exposições “Òná Ìrín: Caminho de Ferro”, de Nádia Taquary, e “Encruzilhadas das Artes Afro-brasileiras”.

O Cameratas também realiza apresentações em escolas, ONGs, centros culturais e outros museus. No Muncab, o acesso às quartas-feiras e domingos é gratuito, graças ao patrocínio da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.