Logo
MENU
Logo
BUSCAR

Itaparica estreia no Festival Tempero Bahia com pratos inspirados em biomas locais

Itaparica estreia no Festival Tempero Bahia 2025

Por: Victor Hugo Ribeiro

16/07/202518:09Atualizado

A ilha de Itaparica participa, pela primeira vez, da 8ª edição do Festival Tempero Bahia, que celebra a riqueza da gastronomia baiana e sua diversidade cultural. Entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, o evento movimentará sete cidades do estado, reunindo chefs e estabelecimentos locais. Com curadoria de Tereza Paim, a programação destaca ingredientes típicos da região, estimulando o turismo e fortalecendo a economia local.

Comida Baiana
Foto: Reprodução/Freepik

A temática "Biomas da Bahia – Caatinga" será destaque nos pratos, que terão como base ingredientes como umbu, mangaba, licuri, cana-de-açúcar, milho e mandioca, representando a biodiversidade e a cultura do semiárido. Além de Itaparica, seis outros destinos estratégicos participam, reforçando a conexão entre identidade regional e gastronomia.

Itaparica no circuito do Tempero Bahia

Para o secretário de Turismo e Cultura da cidade, Everaldo Batista, a inclusão de Itaparica no festival representa uma importante vitrine para a gastronomia local. “A presença de Itaparica no Tempero Bahia é um passo importante na valorização dos nossos talentos gastronômicos e na atração de visitantes que buscam experiências autênticas. Cultura e turismo caminham juntos, e esse festival representa exatamente essa união”, afirmou.

O festival vai além da gastronomia, funcionando como um espaço de valorização cultural, intercâmbio e oportunidades de negócios para chefs, produtores e empreendedores da região. A participação de Itaparica reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento de suas raízes culturais e a projeção da ilha como destino turístico.

Impacto cultural e expansão do festival

Para Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, organizadora do Tempero Bahia, a inclusão de Itaparica “agrega identidade e cultura para o festival”, ao trazer sabores e tradições da ilha. Ao longo de 11 dias, Salvador também será movimentada por experiências gastronômicas exclusivas em restaurantes e hotéis, além de uma programação cultural gratuita durante o primeiro fim de semana.