Logo
Menu
Logo
Buscar

Chico Mazzoni reimagina o barroco em exposição no Museu da Misericórdia

A mostra reúne 28 telas que dialogam com o barroco tradicional

Por: Felipe Santana

24/07/202516:15

O Museu da Misericórdia, em Salvador, recebe entre os dias 2 e 30 de agosto a exposição Excelsos Excessos – Reciclagem do Barroco, idealizada pelo artista plástico baiano Chico Mazzoni. A abertura será realizada no dia 1º de agosto, a partir das 18h, aberto ao público.

“Excelsos Excessos - Reciclagem do Barroco”
Foto: Divulgação / Museu da Misericórdia

A mostra reúne 28 telas que dialogam com o barroco tradicional, integrando-se ao acervo histórico do museu. Inspirados pelo sagrado, o profano e a cultura afro-brasileira, os trabalhos apresentam simbologias que reverenciam o barroco, reinterpretado por meio de pintura contemporânea, colagens metálicas e baixo relevo. Algumas obras são exibidas lado a lado com peças barrocas originais, permitindo ao visitante perceber o contraste entre passado e presente. 

“É uma exposição feita com muito carinho, com muito cuidado e com o acúmulo de informações que eu venho trazendo ao longo de minha vida inteira sobre o barroco, que sempre me inspirou e me deixou muito motivado. Agora eu pude realizar isso em arte contemporânea, reinterpretar esse barroco em pintura contemporânea”, avalia Chico Mazzoni.

Considerado um marco na trajetória de Chico Mazzoni, artista, arquiteto, restaurador e professor com mais de quatro décadas de carreira, o projeto resulta de oito anos de pesquisa e criação. As obras refletem profundo estudo cultural e estético do barroco lusobrasileiro, expressando-o com uma linguagem visual atual e reflexiva.