Veja: OpenAI comete gafe e apresenta gráficos com erros durante evento
Gráficos eram relativos à resultados comparativos entre modelos de IA
Por: Gabriel Pina
10/08/2025 • 07:00
Durante a apresentação ao vivo para o lançamento do GPT-5, a OpenAI protagonizou os comentários nas redes sociais, após exibir gráficos com falhas visíveis de escala, com alguns casos que as barras não correspondiam aos valores numéricos apresentados, distorcendo os resultados da comparação entre os outros modelos de IA.
Um dos gráficos comparava taxas de "decepção em código", mostrando o GPT-5 com 50% e o modelo o3 com 47,4%. No entanto, a barra do o3 apareceu maior, apesar da pequena diferença. Outro exemplo exibia porcentagens como 69,1% e 30,8% com barras de tamanho idêntico, enquanto um valor de 52,8% foi representado por uma coluna maior que as de índices superiores. Confira:

Foto: Reprodução/ X @EgeErdil2
Mais tarde, o CEO da OpenAI, Sam Altman, reconheceu o erro em suas redes sociais, brincando que se tratava de um "mega chart screwup" ("erro colossal de gráfico"). A equipe de marketing da empresa também se desculpou, classificando o problema como um "crime gráfico não intencional".
Após o evento, a OpenAI corrigiu os dados em seu blog oficial, alterando algumas métricas, como a de "decepção em código", a taxa do GPT-5 foi revisada para 16,5%. A empresa não confirmou se os gráficos foram gerados por IA ou se houve falha humana no processo. O incidente ocorreu no mesmo dia em que a OpenAI destacou melhorias do GPT-5 na redução de "alucinações" (respostas incorretas ou inventadas).
Relacionadas
Inovação, Mercado e Negócios Tech
Inovação, Mercado e Negócios Tech
Inovação, Mercado e Negócios Tech
Inovação, Mercado e Negócios Tech