Logo
MENU

Esportes

BUSCAR

Bahia empata com América de Cali na estreia da Sul-Americana

Com mudanças no time e domínio da posse, Tricolor não sai do 0 a 0

Por: Lorena Bomfim

16/07/202509:18

O Bahia estreou na Copa Sul-Americana com um empate sem gols diante do América de Cali, na noite desta terça-feira (16), na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida dos playoffs da competição. O meia Everton Ribeiro foi expulso nos minutos finais, após revisão do VAR que identificou uma agressão ao defensor adversário.

Everton Ribeiro jogador do Bahia
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

A partida marcou o início de mais uma campanha internacional do Tricolor, após a eliminação na Libertadores. O time teve mudanças na escalação em relação à rodada anterior do Brasileirão, com sete alterações. Apenas o goleiro Marcos Felipe, o zagueiro Ramos Mingo e o atacante Erick Pulga foram mantidos no time titular.

Apesar das mudanças, o Bahia manteve a intensidade e adotou uma postura ofensiva desde o início. Logo aos quatro minutos, o VAR foi acionado para revisão de um possível pênalti a favor do Tricolor, mas o árbitro uruguaio Andres Matonte manteve a decisão de escanteio.

A partir dos 20 minutos do primeiro tempo, o América de Cali equilibrou o jogo e passou a incomodar a defesa baiana. O Bahia, por sua vez, teve dificuldades para criar jogadas efetivas.

Na volta do intervalo, o técnico Rogério Ceni fez mudanças no time, como a entrada de Kayky, que deu mais liberdade ao lateral Luciano Juba. Posteriormente, as entradas de Caio Alexandre e Everton Ribeiro aumentaram a criatividade no setor ofensivo.

Nos minutos finais, o Bahia chegou a ter mais de 80% de posse de bola, mas esbarrou na defesa bem postada dos colombianos e falhou nas finalizações. O confronto ganhou tensão nos acréscimos, com as expulsões de Everton Ribeiro e Cavadia, após revisões do árbitro de vídeo.

O jogo de volta será realizado na próxima semana, em Cali. Antes disso, o Bahia volta a campo neste sábado (20), contra o Fortaleza, na Arena Castelão, às 16h, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Ficha técnica
Bahia 0 x 0 América de Cali – Playoffs da Copa Sul-Americana
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Público pagante: 31.362
Renda: R$ 963.970,00
Arbitragem: Andres Matonte (URU), auxiliado por Andres Nievas e Agustin Berisso
VAR: Andres Cunha (URU)

Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Nico Acevedo (Caio Alexandre), Rodrigo Nestor (Kayky) e Cauly (Everton Ribeiro); Michel Araújo, Erick Pulga (Tiago) e Lucho Rodríguez (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
América de Cali: Jorge Soto; Castillo (Bocanegra), Tovar, Pestaña e Mina; Kener González (Cavadia), Escobar e Navarro (Luis Paz); Romero, Barrios (Borrero) e Luis Ramos (Holgado). Técnico: Gabriel Raimondi.

Cartões amarelos: Castillo, Navarro, Soto, Mina (América de Cali); Gabriel Xavier (Bahia)
Cartões vermelhos: Everton Ribeiro (Bahia); Cavadia (América de Cali)