Logo
Menu

Esportes

Buscar

Brasil vence a Colômbia e conquista título da Copa América Feminina

Seleção empata em 4 a 4 no tempo normal e prorrogação, e garante a taça com brilho de Marta

Por: Felipe Santana

03/08/202508:54

Em uma final eletrizante, o Brasil conquistou neste sábado (2) o nono título da Copa América Feminina ao vencer a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4, após empate em 4 a 4 no tempo regulamentar e na prorrogação. A decisão foi disputada no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador.

Marta
Foto: Lívia Villas Boas/CBF

A Colômbia chegou a abrir vantagem por três vezes durante o jogo, mas a Seleção Brasileira mostrou poder de reação em todos os momentos. Angelina, Amanda Gutierres e Marta, duas vezes, marcaram os gols brasileiros. Do lado colombiano, balançaram as redes Linda Caicedo, Mayra Ramírez, Leicy Santos e um gol contra da brasileira Tarciane.

A decisão foi levada aos pênaltis depois que Marta empatou o jogo em cobrança aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação, deixando o placar em 4 a 4. Nas penalidades, a própria camisa 10 desperdiçou sua cobrança, mas a goleira Lorena brilhou, defendendo duas cobranças e garantindo a vitória brasileira após erro de Jorelyn Carabalí, da Colômbia.

Com o resultado, o Brasil segue soberano no futebol feminino sul-americano. A equipe agora soma nove títulos em dez edições da Copa América, tendo perdido apenas em 2006, quando a Argentina foi campeã. Além da taça, o Brasil também garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, ao lado da Colômbia, que ficou com o vice-campeonato. A Copa América Feminina de 2025, diferente de outras edições, não serviu como classificatória para a próxima Copa do Mundo.

Aos 39 anos, Marta foi o grande nome da campanha brasileira, sendo decisiva na final e coroada como melhor jogadora do torneio. A atuação reforça sua candidatura à Bola de Ouro Feminina, título que ainda falta na carreira da maior artilheira da história da seleção.