Pinguim é flagrado nadando com banhistas no Arpoador
Entidade alerta que espécie é considerada quase ameaçada
Por: Gabriel Pina
01/07/2025 • 17:18 • Atualizado
Na manhã deste último sábado (29), banhistas da Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, se surpreenderam ao avistar um pinguim-de-Magalhães. Em vídeo publicado nas redes sociais, mostra o animal nadando entre os banhistas. Apesar disso, a presença da ave no litoral carioca nesta época do ano, embora não seja incomum, exige precauções.
Originários da Patagônia (Argentina e Chile), os pinguins-de-Magalhães migram durante o inverno em busca de alimento. No entanto, alguns acabam se perdendo, devido a correntes marítimas, escassez de comida ou erros de navegação, e podem chegam até o litoral brasileiro. Confira o registro do momento:
Segundo o biólogo e diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, é importante que os banhistas se atentem e não tentem tocar nos animais.
“A gente cresce achando que o pinguim gosta de gelo, mas não é bem assim. Ele é um animal silvestre, adaptado ao mar. Se ele está na praia, o ideal é não mexer e acionar o Corpo de Bombeiros ou o PMP, que é o Programa de Resgate de Animais Marinhos.”, alertou o biólogo.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie é considerada quase ameaçada, requerendo cuidados especiais para sua preservação. Nesse sentido, o Instituto Mar Urbano reforça a importância de não interagir com o animal e de acionar imediatamente os órgãos responsáveis.
Relacionadas
Outras Espécies