Ramagem pode entrar na lista da Interpol após ordem de prisão do STF
Parlamentar segue foragido nos EUA e decisão inclui pena no sistema nacional de monitoramento
Por: Redação
26/11/2025 • 09:48
O deputado federal Alexandre Ramagem, do PL do Rio, pode ser inserido na lista da Interpol depois que o Supremo Tribunal Federal determinou, na terça-feira, 25, o início do cumprimento da pena de 16 anos e 1 mês por participação na trama golpista.
Logo após a decisão, o STF informou que o mandado será lançado no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, já que o parlamentar está foragido em Miami desde setembro, situação que acendeu alerta entre órgãos de cooperação internacional.
Ainda na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Mesa da Câmara a ordem para que seja declarada a perda do mandato de Ramagem assim que ocorrer o trânsito em julgado da ação penal referente ao caso.
Afastamento da PF entra no foco
Com a publicação do acórdão que confirma as condenações dos réus do chamado núcleo 1, defesas de Anderson Torres e de Ramagem atuam para tentar evitar o desligamento dos dois dos quadros da Polícia Federal. Ambos são delegados de carreira e acumularam, além das penas de prisão e inelegibilidade, a determinação de perda do cargo público.
Regras da decisão do STF
Segundo apuração divulgada pela CNN, o STF prevê o cumprimento imediato da perda do cargo, porém a execução só deve acontecer após o trânsito em julgado, etapa em que não restam recursos possíveis às defesas.
Relacionadas
