Logo

Governo brasileiro avalia que EUA vão pedir contrapartidas por redução de tarifaço

Cerca de 22% produtos brasileiros estão com sobretaxas

Por: Redação

30/11/202509:13Atualizado

O governo federal avalia que, para liberar novas reduções nas tarifas de importação de produtos brasileiros, os Estados Unidos devem pedir contrapartidas para avançar com as negociações. No entanto, ainda não se sabe ao certo qual será a demanda dos EUA em um possível acordo.

Lula e Trump
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A informação foi divulgada pelo site G1, que afirmou que a avaliação do governo é de que houve no início das negociações uma tentativa de colocar a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como uma pauta. No entanto, o tema acabou não entrando na mesa de discussões de fato.

No último dia 20, o governo dos EUA anunciou a retirada das tarifas de 40% sobre alguns produtos brasileiros, como carne e café. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 22% das exportações brasileiras aos EUA continuam com as sobretaxas de 40%, ou de 10% somadas aos 40%, enquanto 15% ainda enfrentam apenas a tarifa extra de 10%.

Ainda, segundo as informações, o interesse brasileiro nas negociações vai além da questão industrial e busca também articular o fim das sanções contra autoridades brasileiras, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, bem como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, uma vez que o entendimento é de que, com a abertura do diálogo entre as duas nações, as sanções não fazem mais sentido.