Alcolumbre desmarca data da sabatina de Jorge Messias
Senador afirmou que presidência ainda não enviou a mensagem com a indicação de maneira formal
Por: Redação
02/12/2025 • 19:22
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil - AP), cancelou a sabatina do do advogado-geral da União, Jorge Messias, que foi escolhido para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula (PT).
De acordo com o senador, o gabinete da presidência não teria enviado a indicação para o Senado, que previa a votação entre 3 e 10 de dezembro.
"Após a definição das datas pelo Poder Legislativo, o Senado Federal foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita, referente à indicação já publicada no Diário Oficial da União e amplamente noticiada. Esta omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo", escreveu Alcolumbre em nota.
O rito para a aprovação de Messias prevê que ele seja sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e posteriomente que sua indicação seja aprovada no Plenário da Casa.
Messias, que é Advogado-Geral da União desde que Lula assumiu o mandato em 2023, foi indicado para o STF para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que entregou o cargo.
Relacionadas
