Logo

TSE cassa mandato de vereador baiano por condenação criminal

Jarbas Pereira Lopes perde diploma após Corte confirmar suspensão

Por: Redação

23/11/202517:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, de forma unânime, cassar o diploma e o mandato do vereador Jarbas Pereira Lopes, eleito em Campo Formoso, no norte da Bahia. A Corte concluiu que o parlamentar não poderia ter sido diplomado, pois estava com os direitos políticos suspensos em razão de uma condenação criminal definitiva por furto qualificado envolvendo patrimônio público.

Foto TSE cassa mandato de vereador baiano por condenação criminal
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apesar de o registro de candidatura ter sido inicialmente aprovado pela Justiça Eleitoral local, o Ministério Público Eleitoral contestou a diplomação ao identificar que a decisão condenatória já transitara em julgado antes do ato que oficializou Jarbas Lopes como eleito.

Relatora do processo, a ministra Isabel Gallotti manteve o entendimento adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Ela destacou que tanto o TSE quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) têm jurisprudência consolidada no sentido de que a suspensão dos direitos políticos ocorre automaticamente após a condenação criminal definitiva, impedindo o exercício de mandato eletivo.