Fies: renegociação de dívidas começa hoje; saiba como regularizar
Estudantes que possuem contratos iniciados a partir de 2018 podem regularizar situação de forma digital até dezembro deste ano
Por: Redação
01/11/2025 • 17:01
As dívidas relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), podem ser renegociadas a partir deste sábado (1º) até dezembro deste ano. Estão aptos os estudantes que iniciaram os contratos do Fies a partir de 2018.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a medida vai beneficiar mais de 160 mil pessoas que estão inadimplentes. A ação tem o objetivo de facilitar a quitação de débitos e oferecer condições vantajosas para o pagamento das dívidas.
A renegociação é 100% digital, pelo aplicativo do Fies Caixa ou pelo site da Caixa Econômica Federal.
Público-alvo
-
Estudantes com contratos assinados a partir de 2018;
-
Estudantes que já concluíram o curso e estão na fase da amortização do financiamento;
-
Estudantes com parcelas atrasadas há mais de 90 dias;
De acordo com o MEC, essas dívidas somam R$ 1,8 bilhão em saldo devedor.
Condições
O programa de renegociação define que as dívidas podem ser parceladas em até 180 vezes, ou seja, 15 anos, com o perdão total de juros e multas. Essa medida possibilita que o montante total da dívida seja menor.
A parcela mínima para cada devedor será de R$ 200,00, exceto quando o valor total seja menor do que essa quantia.
O acordo será formalizado por meio de um Termo Aditivo ao contrato original e a renegociação não incluirá valores de coparticipação com as Instituições de Ensino Superior (IES), seguros prestamistas e tarifas bancárias. Essas negociações devem ser feitas diretamente com a instituição.
Relacionadas
