Logo

Novos radares de velocidade serão colocados na BR-324

Previsão é de que equipamentos sejam substituídos até janeiro de 2026

Por: Redação

17/11/202520:00

Cerca de 21 radares de velocidade devem ser substituídos na BR-324 entre Salvador e Feira de Santana até janeiro de 2026, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As novas ferramentas devem vir devido à mudança de contrato que administrava a rodovia federal após o fim do contrato com a ViaBahia.

Dentre os 21, três novos equipamentos já foram instalados e outros serão trocados até o ano que vem. Segundo a administração, também serão trocados 50 outros equipamentos na BR-116. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, reassumiu a gestão da BR-324 (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116 (de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais) em maio deste ano, após o fim da concessão da ViaBahia.

BR- Ministérios do Transporte
Foto: Divulgação/Arquivos/Ministérios do Transporte

A empresa também é responsável pelos atos de emergência de manutenção e planejamento das intervenções estruturantes. A Dnit afirmou que, só nos últimos 30 dias, mais de dez equipes foram acionadas para fazer reparos, corrigir dados e tapar buracos na BR-324, após as fortes chuvas que atingiram a capital e as demais regiões.

 

A Concessão

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, em entrevista para a rádio Itapoan FM, nesta segunda-feira (17), sobre o edital de leilão para as novas concessões das BRs 324 e 116 que devem ser lançadas entre dezembro deste ano e janeiro de 2026.

Além disso, ele comentou sobre a entrega até o dia 21 deste mês serão liberados recursos para obras de recuperação emergencial da BR-324.

"A previsão é que entre dezembro e janeiro, vá à Bolsa de Valores para fazer uma nova seleção. Ali [BR-324] é a pista mais importante da Bahia e uma das mais importantes do Brasil, pelo volume de carros e cargas", disse Jerônimo.