Mais de 34 suspeitos ligados ao Comando Vermelho são presos na Bahia
Um dos suspeitos morreu durante confronto policial no bairro do Uruguai
Por: Redação
04/11/2025 • 16:26 • Atualizado
A Operação Freedom, deflagrada na manhã desta terça-feira (4), resultou na prisão de 38 pessoas - quatro delas autuadas em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A operação, liderada pela Polícia Civil, foi executada de forma simultânea na Bahia e no Ceará.
A ação aconteceu exatamente uma semana após a Megaoperação das Forças de Segurança no Rio de Janeiro, ocorrida na última terça-feira (28), e teve o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa oriunda do território carioca que atua na Bahia.
Durante a operação, um dos investigados, ainda não identificado formalmente, reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador, e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico, no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.
Prisões e apreensões
Somente em Salvador, 35 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. No município de Aratuípe, um alvo foi alcançado, e na cidade de Eusébio, no estado do Ceará, dois suspeitos foram presos.
Além das prisões, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e bloqueadas 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado. Entre os itens localizados estão pistolas, carabinas, uma granada, balanças de precisão e porções de maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas. Também foram apreendidos 39 aparelhos celulares, máquinas de cartão de crédito, documentos e dinheiro em espécie.
Os policiais também localizaram uma grande quantidade de materiais cirúrgicos e hospitalares em poder de um técnico de enfermagem responsável por prestar assistência aos integrantes da organização criminosa feridos em confrontos.
Os itens, utilizados para a realização de curativos e procedimentos fora de ambiente hospitalar, incluíam pinças cirúrgicas, lâminas de bisturi, tesouras, linhas de sutura, gazes, luvas, toalhas cirúrgicas, agulhas, seringas e diversas medicações.
Os alvos da Operação Freedom são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades da Bahia. Conforme o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.
Ascom / PCBA
O delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, destacou a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança e o uso de ferramentas de inteligência.
“A Operação Freedom demonstra a eficiência da investigação integrada, com base em inteligência policial e planejamento estratégico. A precisão das ações resultou na prisão de criminosos ligados a uma organização que tentava expandir sua atuação na Bahia. As forças de segurança baianas e o Governo do Estado estão empenhados em enfrentar o crime organizado e não iremos descansar, garantindo a paz para a população”, afirma Viana.
Ascom / PCBA
Relacionadas
