Furacão Melissa atinge categoria 5 e se torna o mais potente de 2025
Tempestade manteve força máxima por 24 horas consecutivas, um feito raro no Atlântico
Por: Redação
28/10/2025 • 09:53
O furacão Melissa alcançou um marco histórico ao permanecer na categoria 5 o nível máximo da escala Saffir-Simpson por 24 horas seguidas, entre a madrugada de segunda (27) e a madrugada desta terça-feira (28), no horário dos Estados Unidos.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), os ventos sustentados chegaram a 280 km/h, tornando o Melissa a tempestade mais intensa do planeta em 2025 até o momento.
Poucos ciclones no Atlântico conseguiram manter tamanha força por tanto tempo. Nesta temporada, apenas Humberto e Erin também atingiram a categoria 5, mas conseguiram sustentar essa intensidade por menos de 12 horas.
Em 2024, os furacões Milton e Beryl chegaram ao mesmo patamar, permanecendo como categoria 5 por 18 e 12 horas, respectivamente. Já em 2023, o furacão Lee alcançou brevemente essa intensidade, perdendo força em menos de meio dia.
A persistência e a potência do Melissa reforçam o comportamento extremo da atual temporada de furacões no Atlântico, marcada por águas mais quentes e tempestades cada vez mais intensas.
Relacionadas
