Fiéis celebram a Festa de São Judas Tadeu nesta terça (28); veja programação
O santo é conhecido como padroeiro dos funcionários públicos
Por: Redação
28/10/2025 • 13:20
Com o tema “Com São Judas Tadeu somos todos peregrinos da esperança” (Rm 12,12), o Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu (Baixa de Quintas, Salvador), celebra, nesta terça-feira, 28 de outubro, o dia dedicado ao santo das causas urgentes e desesperadas e padroeiro dos funcionários públicos.
Durante todo este dia, a comunidade se reúne em clima de fé e gratidão para homenagear o apóstolo conhecido por sua poderosa intercessão.
Programação
A programação festiva conta com Missas ao longo de todo o dia, reunindo milhares de devotos: às 6h30, às 8h (esta será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão), às 10h, às 12h, às 14h, às 15h e às 17h.
A festa é um convite à esperança e à confiança em Deus, seguindo o exemplo de São Judas Tadeu, apóstolo fiel que anunciou o Evangelho com coragem até o martírio.
Quem foi São Judas Tadeu?
São Judas Tadeu nasceu em Caná da Galileia, na Palestina. Filho de Alfeu e Maria de Cleofas, prima de Nossa Senhora, era, portanto, primo-irmão de Jesus Cristo. Tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé.
Como um dos doze apóstolos, é citado no Evangelho de São João (14,22). Após Pentecostes, iniciou sua missão evangelizadora, levando a Boa-Nova de Cristo pela Galileia, Samaria, Idumeia, Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde seu testemunho de fé converteu muitos corações.
Por volta do ano 70, foi martirizado por golpes de lanças e machados, possivelmente na cidade de Edessa, sob o comando de sacerdotes pagãos.
