Calor extremo em Ibotirama: termômetros marcam 38,2 ºC
Cidade do Vale do São Francisco só perde para Teresina no ranking
Por: Redação
26/10/2025 • 20:00
A cidade baiana de Ibotirama, localizada na região do Vale do São Francisco, registrou neste sábado (25) a segunda maior temperatura entre todos os municípios do Nordeste. Os termômetros marcaram 38,2 ºC, ficando atrás apenas de Teresina, capital do Piauí, que atingiu 38,5 ºC.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município está sob alerta devido à baixa umidade relativa do ar, que varia entre 20% e 30%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda níveis entre 40% e 60% para garantir o conforto e a saúde da população. O Inmet também emitiu aviso para o risco de incêndios florestais na região.
Apesar da proximidade com o Rio São Francisco, que ameniza um pouco a sensação de calor, o forte calor continua sendo uma realidade para os moradores. No dia 7 de março deste ano, Ibotirama já havia figurado entre as cidades mais quentes do país, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional. Em outubro de 2023, as altas temperaturas também levaram os moradores a correrem para as lojas em busca de climatizadores e ventiladores.
Relacionadas
